Os Benefícios dos Alimentos Ricos em Ômega-3
Sem comentários
Abóbora, Linhaça, Chia e Portulaca: algumas das ervas ricas em ômega-3.
O Omega-3, além de ser um ácido graxo poliinsaturado que oferece excelentes benefícios para a função cognitiva e ao cérebro, redução do risco de doenças vasculares e certos tipos de câncer. Também é assemelhado ao bom desenvolvimento do bebê durante a gravidez, a saúde mental e a melhora do comportamento, humor e no tratamento de diversas outras doenças e no benefício da saúde geral do corpo.
Ervas e Alimentos Ricos em Ômega-3 e Ômega-6
O ácido graxo omega3 é encontrado predominantemente no óleo de peixes, no entanto, alguns abacates, ervas e outros alimentos também possuem o ácido graxo.
Além do peixe, o óleo da Abóbora é uma fonte nutritiva de vitaminas e mineirais como o os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. A adição destes ácidos graxos na dieta aumenta a energia, o foco mental e a vitalidade geral. A Linhaça é constituída quimicamente de ômega-3 e ômega-6.
A Portulaca, planta que foi introduzida na Europa por árabes da Pérsia e da Índia no século XV como uma erva para salada, também é rica em ácido graxo ômega-3. Também era dito que a Portulaca era um dos alimentos preferidos de Mahatma Gandhi. A Chia (Salvia hispanica), nativa do Sudoeste Americano e da América Central e comida inteira em saladas, sopas ou cereais é rica em ômega-3 e ácidos gordurosos.
Os Benefícios do Ácido Graxo Ômega-3 na Perda de Peso
Pesquisadores japoneses descobriram que rico óleo de peixes omega-3 pode reduzir o ganho de peso corporal, aumentando o metabolismo da gordura. Camundongos de laboratório que foram alimentados com uma dieta rica em gordura suplementada com oito por cento de óleo de peixe ganharam menos peso e mais gordura metabolizada do que suas contrapartes que não receberam o suplemento.
Os pesquisadores relataram que o grupo suplementado com o omega-3 apresentou aumento dos níveis de genes relacionados ao metabolismo lipídico, incluindo carnitina, citocromo e enzima málica. Além disso, a ingestão de ômega-3 aumentou a atividade das enzimas relacionadas ao metabolismo, especificamente as enzimas relacionadas com a beta-oxidação de ácidos graxos, ômega-oxidação, e málico foi maior na dieta com suplementação de ômega-3 em comparação àqueles que receberam apenas a dieta rica em gordura.
Investigadores australianos relataram que uma combinação de suplementos de óleo de peixe e exercícios físicos conduziu a uma redução da massa gorda em cerca de 1,5 kg, bem como indicou marcadores de melhora na saúde do coração.
Os pesquisadores, University of South Austrália, em Adelaide, estudou 75 adultos com sobrepeso e faixa etária entre 25 e 65 anos. Foi relatado que os que receberam suplementação de ômega-3 diariamente (260mg de ácido docosahexaenóico (DHA) e 60mg de ácido eicosapentaenóico (EPA) apresentaram diminuição em cerca de 14 por cento dos níveis de triglicerídios no sangue e aumento de dez por cento dos níveis plasmáticos de colesterol HDL em relação ao montantes iniciais.
Os Benefícios do Ômega-3 Para a Saúde das Articulações
O ômega-3 cada vez mais tem sido relatado como um suplemento útil para beneficiar a saúde das articulações. Suas propriedades anti-inflamatórias podem ser a razão disto. Um estudo recente mostrou que os ácidos graxos omega-3 combinados com glucosamina pode ter mais benefícios do que o uso sozinho da glucosamina.
Os resultados mostraram que a combinação de sulfato de glucosamina (1.500 mg por dia) e os ácidos graxos ômega-3 (que fornecem 444mg de óleo de peixe, dos quais 200 mg, foram os ácidos omega-3 gordos), reduziram significativamente a dor, em comparação ao uso isolado da glucosamina.
A glucosina e omega-3 agiram sinergicamente, enquanto os ácidos graxos ômega-3 inibiram o processo de inflamação na osteoartrite, o sulfato de glucosamina apoiaram na reconstrução da substância da cartilagem que havia sido perdida.
A Indicação do Ômega-3 Na Prevenção do Mal de Alzheimer
Pesquisadores americanos descobriram que um aumento da ingestão do ácido graxo ômega-3 e do ácido docosahexaenóico (DHA) pode impulsionar a produção de uma proteína conhecida por destruir as placas associadas com a doença de Alzheimer.
Células de seres humanos foram usados pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) para mostrar que a produção de DHA induzida da proteína LR11 pode reduzir o acúmulo de placas de depósitos de beta-amilóide, que resultam em danos às células do cérebro e ao surgimento do Mal de Alzheimer.
Um novo estudo investigou se o ômega-3 e o DHA podem aumentar os níveis de LR11, vez que altos níveis de proteína LR11 foram relatados para evitar a formação de placa, enquanto os baixos níveis nos pacientes pode ser um fator causador da doença.
Os pesquisadores descobriram que mesmo baixas doses de DHA aumentaram os níveis de LR11 em neurônios de ratos. Além disso, o DHA na dieta aumentou os níveis de proteína LR11 em cérebros das cobais mais velhas que foram geneticamente modificadas para desenvolver o Mal de Alzheimer.
Os efeitos positivos dos níveis de LR11 e DHA e à proteção contra o Alzheimer também foi encontrada nos testes usando a linha de neurônios humanos. Coincidentemente, as pessoas que vivem sob a égide da dieta do Mediterrâneo, rica em ômega-3 possuem a menor incidência do Mal de Alzheimer.
|
|
|
Texto publicado no dia 31.05.2010 e arquivado em Dietas Para Perder Peso, Vitaminas e Minerais. Aviso importante: O conteúdo aqui publicado se destina única e exclusivamente para fins educativos, de pesquisa e informação e não substitui o diagnóstico e/ou tratamento médico profissional. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. Perguntas e comentários com solitações de qualquer tipo de indicação de uso ou parecer médico serão ignoradas. No caso possíveis erros de conteúdo, utilize e-mail para que sejam realizadas possiveis retificações.
